A MiX Telematics está aberta a negócios e pronta para enfrentar o COVID-19.Veja como estamos te ajudando a fazer o mesmo.
Saiba mais

Gestão de frotas é muito mais do que monitoramento e rastreamento

30 Jan 2020

Para entender mais sobre a gestão de frotas, primeiro precisamos destacar uma das tecnologias mais inovadoras para o mercado de transporte e logística: a telemetria veicular.

A telemetria é uma tecnologia que permite a medição e comunicação de informações de interesse de uma pessoa ou empresa.

No começo do século XX, a telemetria era usada para monitoramento de redes de telefonia. Somente a partir da década de 90, a tecnologia passou a ser utilizada para o segmento automotivo e tornou-se muito famosa nas corridas de Fórmula 1.

A tecnologia ganhou o mercado brasileiro nos últimos anos, principalmente nos segmentos de transporte de cargas, logística, transporte de passageiros (urbano e rodoviário), entre outros.

Essas áreas adotaram a telemetria no cotidiano de suas frotas e, assim, passaram a evitar acidentes e roubos de cargas, reduzir custos com combustíveis, acidentes e manutenção e, consequentemente, diminuiram as emissões de carbono no meio ambiente.


Monitoramento e telemetria

Muitas pessoas confundem os termos, porém, cada um deles tem um objetivo.
O monitoramento ou rastreamento tem foco em proteger a carga e os veículos, reduzindo os custos de sinistro em caso de roubo ou furto.
A telemetria é mais ampla, pois além de cumprir o papel de monitorar/rastrear, é uma ferramenta que otimiza a gestão da frota de forma muito completa.

O que é gestão de frotas?

Com o uso da tecnologia, a telemetria permite, a uma empresa com diversos veículos, saber exatamente como o carro, caminhão ou ônibus estão sendo conduzidos, bem como reduzir custos de manutenção e identificar formas de aumentar a eficiência dos automóveis.

Possibilita, assim, identificar e corrigir hábitos dos motoristas e situações que podem expor o veículo, a carga e o próprio condutor a acidentes, ao mesmo tempo em que otimiza o desempenho de cada veículo.

Quais são as vantagens da telemetria para a gestão de frotas?

Atualmente, empresas de transportes e logística adotaram a gestão de frotas para aperfeiçoar o trabalho e aumentar a segurança das operações.

Para isso, são utilizados sistemas e soluções tecnológicas que permitem o controle da frota em tempo real e online.

Assim, o gestor pode estabelecer rotas e pontos de controle, acompanhar a jornada de trabalho dos motoristas (de acordo com a Lei 13.103/2015), acompanhar o desempenho do veículo, inclusive falhas de manutenção.

Ao avaliar o desempenho dos motoristas, a empresa pode criar um ranking de motoristas, premiando os que têm melhores hábitos de direção, planejar treinamentos específicos para toda a equipe e realizar ações educacionais periódicas.

Uma vez que são monitorados e educados para a nova realidade, os motoristas são os que mais aprovam a telemetria. Isso porque a ferramenta permite a valorização do profissional pela sua competência.

Maior segurança

Já que estamos falando em segurança, é importante salientar que: veículos que possuem telemetria veicular embarcada podem trafegar de forma mais segura. A tecnologia informa aos motoristas sempre que estiverem dirigindo fora dos parâmetros da política de segurança da empresa.Estando equipados com um sistema moderno e eficiente, os veículos podem ser localizados pelo gestor da frota, que pode, também, acompanhar o que acontece dentro e fora da cabine, por meio de câmeras e retorno por voz.

Para saber mais sobre outras vantagens da telemetria e gestão de frotas, acesse www.mixtelematics.com.br

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro do assunto:

LinkedIn: www.linkedin.com/showcase/mix-telematics-brasil
Facebook: www.facebook.com/MiXTelematics
Instagram:https://www.instagram.com/mixtelematics

Sobre a MiX Telematics

Fundada em 1996, a MiX Telematics é a lider global no fornecimento de informações de gestão de frotas, segurança do motorista e de soluções de rastreamento de veículos. A empresa disponibiliza as soluções através de um modelo de entrega de serviço (SaaS) ajudando clientes em todo o mundo a gerir eficazmente os seus veículos. A MiX Telematics disponibiliza soluções de gestão de frota para mais de 750,000+ veículos em 120 países através de uma extensa rede de parceiros e seus escritórios na África do Sul, Uganda, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil, Austrália e Emirados Árabes Unidos. A empresa está listada na Bolsa de Nova Iorque (NYSE) e na bolsa de Johannesburg. Os clientes comerciais incluem grandes grupos tais como Nestlé, Schlumberger, Chevron, Greyhound, Petrobrás, Shell, Linde e Scania.
Para mais informações, visite www.mixtelematics.com.br

Entre em Contato


Para mais informações sobre nossas soluções, por favor preencha o formulário abaixo.

Endereço

Avenida Marquês de São Vicente
1619 - 26° andar - Sala 2622
Barra Funda - São Paulo
SP
CEP 01139-003
Tel: +55 11 3393 8111
  •    O sistema de telemetria proporciona ganhos em segurança e otimização dos custos operacionais, e especialmente agilidade dos serviços prestados aos usuários das rodovias. Com estas informações, podemos identificar como nossos colaboradores conduzem os veículos de forma detalhada.

    Marco Polo Alves Clemente, Coordenador de Planejamento da Triunfo Concebra.