A MiX Telematics está aberta a negócios e pronta para enfrentar o COVID-19.Veja como estamos te ajudando a fazer o mesmo.
Saiba mais

Por que usar câmeras para gestão de frotas?

24 Fev 2020

Gerenciar frotas é uma tarefa muito mais complexa do que podemos imaginar, pois, além de fazer com que toda a operação ocorra de forma eficiente, ainda envolve questões de segurança, reduzindo risco de acidentes e prevenindo roubos e furtos.

No caso de acidentes, por exemplo, a falha humana é a principal causadora, de acordo com o ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária). Segundo a entidade, 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas. Mas como evitar isso? Além de treinamentos constantes, a tecnologia é primordial para quem busca operações de transporte e logística com o máximo de segurança. Entre elas, a telemetria veicular cresce a cada dia e, junto a ela, novas funcionalidades surgem, como câmeras integradas, que são instaladas nas cabines dos veículos. Mas, por que usar câmeras?

Evidência visual

Até então, após um acidente, havia muitos empecilhos para o gestor da frota identificar o responsável e, então, tomar as devidas providências. Inclusive, muitas vezes, o motorista era penalizado, mesmo sem ter culpa. Mas e se o gestor puder ver cada movimento feito no momento do acidente? Pensando nessa equação, nasceu o uso de câmeras em veículos de frotas. No Reino Unido, por exemplo, motoristas de uma grande distribuidora de metal estavam se envolvendo em acidentes com certa frequência. Os motoristas não eram os causadores dos acidentes, mas, com a falta de evidências para avalia-los, acabavam sendo responsabilizados. Até que a empresa instalou uma solução para gerenciar suas frotas. Os sistemas de vídeo integrados à telemetria não só conseguem rastrear e monitorar seus ativos, mas também passam a ter a possibilidade de visualizar imagens desde o momento em que antecede o acidente, juntamente com informações vitais do veículo e do motorista. Além disso, as câmeras identificam diversas situações que não eram monitoradas como a distração, uso do celular, sinais de fadiga (bocejo e piscadas lentas), uso do cinto de segurança, uso do uniforme da empresa etc.

Resultados

Com o uso da tecnologia, a empresa teve retorno de 100% em relação ao investimento, em poucos meses. Além disso, conseguiu reduzir o número de reclamações e queixas quanto ao modo de direção dos motoristas. Isso porque evidências visuais podem ser usadas também para facilitar o treinamento do motorista, o que é importante para fomentar comportamentos mais seguros e, assim, reduzir índices de acidentes relacionados à má condução.

Para saber mais sobre outras vantagens da telemetria e do uso de câmeras integradas, acesse www.mixtelematics.com.br

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro do assunto:

LinkedIn: www.linkedin.com/showcase/mix-telematics-brasil
Facebook: www.facebook.com/MiXTelematics
Instagram: www.instagram.com/mixtelematics

Sobre a MiX Telematics

Fundada em 1996, a MiX Telematics é a lider global no fornecimento de informações de gestão de frotas, segurança do motorista e de soluções de rastreamento de veículos. A empresa disponibiliza as soluções através de um modelo de entrega de serviço (SaaS) ajudando clientes em todo o mundo a gerir eficazmente os seus veículos. A MiX Telematics disponibiliza soluções de gestão de frota para mais de 750,000+ veículos em 120 países através de uma extensa rede de parceiros e seus escritórios na África do Sul, Uganda, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil, Austrália e Emirados Árabes Unidos. A empresa está listada na Bolsa de Nova Iorque (NYSE) e na bolsa de Johannesburg. Os clientes comerciais incluem grandes grupos tais como Nestlé, Schlumberger, Chevron, Greyhound, Petrobrás, Shell, Linde e Scania.
Para mais informações, visite www.mixtelematics.com.br

Entre em Contato


Para mais informações sobre nossas soluções, por favor preencha o formulário abaixo.

Endereço

Avenida Marquês de São Vicente
1619 - 26° andar - Sala 2622
Barra Funda - São Paulo
SP
CEP 01139-003
Tel: +55 11 3393 8111
  •    O sistema de telemetria proporciona ganhos em segurança e otimização dos custos operacionais, e especialmente agilidade dos serviços prestados aos usuários das rodovias. Com estas informações, podemos identificar como nossos colaboradores conduzem os veículos de forma detalhada.

    Marco Polo Alves Clemente, Coordenador de Planejamento da Triunfo Concebra.