Tecnologia para transporte urbano reduz despesas com combustível e acidentes em empresa pernambucana

01 Abr 2017
Solução de telemetria da MiX Telematics e MobileComm traz resultados positivos para Itamaracá, empresa de transporte urbano de Pernambuco

A MiX Telematics, empresa global de telemetria veicular, fez parceria com a Itamaracá Transportes, empresa pernambucana fundada em 1958 e que integra o Conorte Consórcio responsável pelo lote 01 do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife. Sua operação atende o litoral norte da metrópole, envolvendo oito dos seis municípios da zona norte: Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Itapissuma e Ilha de Itamaracá.

A empresa utiliza o equipamento Fm Communicator da Mix Telematics, uma das líderes mundiais de telemetria veicular, que envia dados para o software Mobs, desenvolvido pela Mobilecomm, e compila as informações gerando vários tipos de relatórios e alertas em tempo real para os usuários.

Dessa forma, a Itamaracá obteve significativa redução no consumo de combustível, avarias nos veículos, acidentes de trânsito e reclamações de clientes. De acordo com a empresa, em médio prazo, os benefícios serão estendidos também à maior durabilidade dos componentes mecânicos dos veículos. Porém, o benefício não se limita aos ganhos financeiros. Após a implantação da telemetria, os motoristas elogiaram a qualidade da monitoração, pois agora é possível apurar o desempenho de cada funcionário em tempo real e de forma precisa. Isso permite capacitar de forma adequada, desenvolvendo os profissionais nas questões que de fato eles precisam melhorar.

"A tecnologia traz benefícios tanto para quem utiliza o transporte público quanto para quem atua no sistema de gestão. Após a implantação da telemetria, a apuração do desempenho de cada motorista é feita em tempo real, trazendo a possibilidade de capacitar e melhorar o perfil de dirigibilidade dos profissionais", destaca Bruno Santos, da MiX Telematics.

A implantação deste sistema melhorou inclusive o relacionamento com os clientes, que perceberam a redução de acelerações e freadas bruscas, dentre outros transtornos. A Itamaracá utiliza a tecnologia há um ano e a fase de testes apresentou respostas positivas em sua maioria. De início, 40% dos veículos tiveram o sistema instalado para comparar o desempenho em relação aos demais e, após o resultado positivo, todos os veículos passaram a ter o serviço de telemetria. Ao todo, são 247 veículos que possuem o sistema instalado.

Sobre a MiX Telematics

Fundada em 1996, a MiX Telematics é a lider global no fornecimento de informações de gestão de frotas, segurança do motorista e de soluções de rastreamento de veículos. A empresa disponibiliza as soluções através de um modelo de entrega de serviço (SaaS) ajudando clientes em todo o mundo a gerir eficazmente os seus veículos. A MiX Telematics disponibiliza soluções de gestão de frota para mais de 664.000 veículos em 120 países através de uma extensa rede de parceiros e seus escritórios na África do Sul, Uganda, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil, Austrália e Emirados Árabes Unidos. A empresa está listada na Bolsa de Nova Iorque (NYSE) e na bolsa de Johannesburg. Os clientes comerciais incluem grandes grupos tais como Nestlé, Schlumberger, Chevron, Greyhound, Petrobrás, Shell, Linde e Scania.
Para mais informações, visite www.mixtelematics.com.br

Entre em Contato


Para mais informações sobre nossas soluções, por favor preencha o formulário abaixo.

Endereço

Rua Doutor Costa Júnior
543 - Água Branca
São Paulo - SP
Tel: + 55 11 3393-8111
  •    O sistema de telemetria proporciona ganhos em segurança e otimização dos custos operacionais, e especialmente agilidade dos serviços prestados aos usuários das rodovias. Com estas informações, podemos identificar como nossos colaboradores conduzem os veículos de forma detalhada.

    Marco Polo Alves Clemente, Coordenador de Planejamento da Triunfo Concebra.
  •    Após a implantação da telemetria nossos motoristas elogiam a qualidade de nossa monitoração, pois agora conseguimos apurar o desempenho de cada funcionário em tempo real e de forma precisa. Isso nos permite capacitar de forma adequada, desenvolvendo os profissionais nas questões que de fato eles precisam melhorar

    Rebecca Leite, Diretora Itamaracá Transportes