Rede Marajó usa telemetria para aumentar segurança da própria frota

15 Ago 2018
Cada vez mais as empresas brasileiras buscam soluções eficientes para a gestão de frotas. Entre elas está a Rede Marajó, maior grupo revendedor de combustíveis da Shell no Brasil, que precisava de ferramentas para melhorar a segurança e controlar a jornada de trabalho dos motoristas, para atender a Lei 13.103.

Diante disso, a Rede Marajó, por meio da Rotagyn, estabeleceu parceria com a MiX Telematics. De acordo com Fabiane Cândido, gerente Administrativa de Transportes da Rede Marajó, a MiX Telematics oferece ferramentas para garantir o aproveitamento da frota da empresa. “Hoje temos o controle de jornada, controle de todo o trajeto, controle de retirada de combustível, excesso de velocidade, infrações do motorista. Por meio da Rotagyn, contamos com toda a parte de suporte técnico, relatórios de pronto atendimento e canal de comunicação direta, que nos permite maior assertividade ao extrair informações.”

 

Além disso, a Marajó possui a solução “MiX Smart – Rotograma Falado” que, quando associado à telemetria, atua junto aos motoristas independentemente de comunicação GPRS, alertando sobre os riscos do trajeto, que são previamente parametrizados de acordo com o tipo de carga transportada. No caso da Rede Marajó, a solução informa aos motoristas se estão excedendo a velocidade permitida e padronizada pela empresa. Quando o motorista ultrapassa a velocidade de 75 km/h, o sistema emite um sinal sonoro para alertar e corrigi-lo, o que garante mais segurança na operação.

Implantação

O processo de implantação da tecnologia foi bem rápido – em torno de um mês e meio, até a instalação integral da frota. “Para a adaptação dos motoristas, fizemos um treinamento interno para ensiná-los a utilizar a ferramenta”, destaca Fabiane.

Resultados na operação

Desde então, a empresa passou a ter controle total da frota, possibilitando gerenciar a jornada de trabalho, além de ter informações precisas sobre velocidade, direção, pesos por eixo, entre outros pontos, que são fundamentais para segurança do motorista e da carga transportada.

De acordo com Bruno Santos, diretor de Vendas e Serviços da MiX Telematics, a telemetria é fundamental para as empresas no Brasil, cujo modal rodoviário representa mais de 60% do mercado. “Os benefícios da telemetria incluem a redução de acidentes, melhoria do bem-estar e segurança do motorista, além da redução de mortes no trânsito e redução dos custos relacionados a acidentes”, diz.
http://www.revistamundologistica.com.br/noticias/rede-marajo-usa-telemetria-para-aumentar-seguranca-da-propria-frota

Pin it

Sobre a MiX Telematics

Fundada em 1996, a MiX Telematics é a lider global no fornecimento de informações de gestão de frotas, segurança do motorista e de soluções de rastreamento de veículos. A empresa disponibiliza as soluções através de um modelo de entrega de serviço (SaaS) ajudando clientes em todo o mundo a gerir eficazmente os seus veículos. A MiX Telematics disponibiliza soluções de gestão de frota para mais de 750,000+ veículos em 120 países através de uma extensa rede de parceiros e seus escritórios na África do Sul, Uganda, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil, Austrália e Emirados Árabes Unidos. A empresa está listada na Bolsa de Nova Iorque (NYSE) e na bolsa de Johannesburg. Os clientes comerciais incluem grandes grupos tais como Nestlé, Schlumberger, Chevron, Greyhound, Petrobrás, Shell, Linde e Scania.
Para mais informações, visite www.mixtelematics.com.br

Entre em Contato


Para mais informações sobre nossas soluções, por favor preencha o formulário abaixo.

Endereço

Rua Doutor Costa Júnior
543 - Água Branca
São Paulo - SP
Tel: + 55 11 3393-8111
  •    O sistema de telemetria proporciona ganhos em segurança e otimização dos custos operacionais, e especialmente agilidade dos serviços prestados aos usuários das rodovias. Com estas informações, podemos identificar como nossos colaboradores conduzem os veículos de forma detalhada.

    Marco Polo Alves Clemente, Coordenador de Planejamento da Triunfo Concebra.
  •    Após a implantação da telemetria nossos motoristas elogiam a qualidade de nossa monitoração, pois agora conseguimos apurar o desempenho de cada funcionário em tempo real e de forma precisa. Isso nos permite capacitar de forma adequada, desenvolvendo os profissionais nas questões que de fato eles precisam melhorar

    Rebecca Leite, Diretora Itamaracá Transportes