A telemetria chegou para revolucionar o transporte brasileiro

23 Nov 2017
Você sabia que a telemetria contribui com a redução do consumo de combustível e de acidentes nas estradas, e não apenas com questões ligadas a roubo e furto de cargas/veículos? Ela vai muito além: aumenta a eficiência dos serviços prestados e reduz custos com combustíveis e manutenções, o que impacta diretamente – e positivamente – no meio ambiente.

Essa tecnologia, que muitas pessoas já devem ter ouvido falar no mundo das corridas automobilísticas, é extremamente eficiente para obter relatórios precisos e receber dados, como tempo, localização e comportamento, em tempo real e online.

Ela é uma grande aliada dos transportadores e embarcadores, pois as informações relativas à condução do veículo são transmitidas à base de monitoramento. Por meio da telemetria, é possível fazer a gestão de frotas, sejam elas leves ou pesadas, como nunca aconteceu antes. Em tempo real, podemos saber qual é a posição do veículo, qual a velocidade do veículo, se o motorista está entrando em uma curva perigosa, quanto está gastando de combustível por viagem, entre outras informações valiosas para quem precisa entregar um serviço de qualidade, com agilidade e segurança, como é o caso de quem trabalha na área de transportes.

Hoje, podemos falar, com segurança, que as soluções de telemetria para gestão de frotas estão revolucionando o mercado de transportes e logística, pois além de reduzir custos operacionais em até 30%, tornam as operações mais eficientes, com maior percepção de qualidade nos serviços prestados, possibilitando um diferencial competitivo imbatível.

No Brasil, a telemetria tem crescido vertiginosamente na última década e está comumente atrelada a mercados específicos, como transportes especiais e de cargas perigosas, agronegócios, transporte de leite, concessionárias de rodovias, logística/distribuição e transporte coletivo (urbano e rodoviário). Isso acontece porque a tecnologia permite funções fundamentais, como:

Segurança: Garante a segurança da carga, do meio ambiente e principalmente do motorista
Eficiência: as empresas buscam soluções que aumentem a rentabilidade, em função da redução de gastos com manutenção, combustíveis etc.
Conformidade: o setor de transporte rodoviário é um dos setores com mais regulamentações, por isso a telemetria é fundamental para gerenciar essa questão.

Além disso, com a telemetria é possível identificar e corrigir comportamento inadequado do motorista, o que é o primeiro passo para reduzir riscos e aumentar os níveis de segurança, preservando vidas nas cidades e estradas brasileiras.

* Bruno Santos é engenheiro e Gerente de Vendas e Serviços, responsável pelas áreas de serviços, vendas e marketing da MiX Telematics no Brasil e LATAM Sul desde 2013. Sua principal atribuição é tornar acessível ao mercado às soluções globais da MiX Telematics no que tange a gestão eficiente de frotas.

Fundada em 1996, a MiX Telematics é a lider global no fornecimento de informações de gestão de frotas, segurança do motorista e de soluções de rastreamento de veículos. A empresa disponibiliza as soluções através de um modelo de entrega de serviço (SaaS) ajudando clientes em todo o mundo a gerir eficazmente os seus veículos. A MiX Telematics disponibiliza soluções de gestão de frota para mais de 664.000 veículos em 120 países através de uma extensa rede de parceiros e seus escritórios na África do Sul, Uganda, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil, Austrália e Emirados Árabes Unidos. A empresa está listada na Bolsa de Nova Iorque (NYSE) e na bolsa de Johannesburg. Os clientes comerciais incluem grandes grupos tais como Nestlé, Schlumberger, Chevron, Greyhound, Petrobrás, Shell, Linde e Scania.